PEC 36/2013: Senador José Medeiros ouve sindicalistas sobre o fim da contribuição sindical

0
1

medeiros

Senador José Medeiros (PPS), é o relator da Proposta de Emenda Constitucional 36/2013 (PEC 36), de autoria do também senador mato-grossense Blairo Maggi, O texto altera o artigo 8º da Constituição para suprimir a cobrança de contribuição sindical obrigatória em favor das associações que formam o sistema confederativo de representação sindical. A aprovação desta PEC será o enfraquecimento da força sindical no Brasil. Ação que deixará milhões de trabalhadores sem representatividade direta e a mercê dos interesses  daqueles que comandam o capitalismo no território nacional.

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rondonópolis, Rubens Paulo, convidou todos os sindicatos com sede na cidade para uma reunião com o relator da PEC, o senador José Medeiros. Vários representantes compareceram ao encontro e explicaram para o senador que o fim desta contribuição é uma perda para vários setores da economia, além do enfraquecimento da força sindical. Os recursos são divididos entre TEM, Confederações ,Centrais e sindicatos.

reuniãoAlguns representantes defendem uma maior fiscalização no uso desta verba, para evitar o que aconteceu com a Mata Roma que ficaram mais de 30 anos no comando do sindicato dos comerciários do Rio de Janeiro e acumularam fortunas sem com dinheiro do sindicato.

Outros defenderam que os sindicatos fossem como na iniciativa pública  e abrisse licitações para contratações de serviços, demonstrando transparência nas ações de quem está no comando dos sindicato. Esta proposta foi contestada por outro sindicalista que afirmou que licitações não é sinônimo de garantia de transparência, comparando com as ações do poder público.O que todos concordaram é que; com o fim desta verba anual, muitos sindicatos vão ser obrigados a fecharem as portas.

rubensRubens Paulo, defende que todos os sindicalistas devem estar unidos e somar forças para “brigar”, mostrar aos representantes políticos a importância desta verba. “Num momento em que o governo só fala em corte e aumento de arrecadação, o senador Blairo Maggi continua batendo na tecla de suprimir o imposto sindical”, disse Rubens Paulo.

O presidente Rubens Paulo, ficou bastante satisfeito tanto com o posicionamento do senador, quanto a demonstração de força dos sindicalistas que compareceram ao encontro e apresentaram suas indignações. “Essa primeira reunião aqui em Rondonópolis foi muito importante para todos. E quero agradecer o senador Medeiros que ouviu todos os questionamentos, isso demonstra que o politico caminha ao lado do povo e o Medeiros tem feito isso. Estamos confiantes que o senador vai relatar contrário e a força nacional vai ficar em divida com Rondonópolis através do senador Medeiros, porque a decisão está nas mãos dele”, finalizou.

Ao final o senador José Medeiros disse que o objetivo neste momento é ouvir a todos e angariar conhecimentos para fazer o relatório. Ele disse ainda que vai avaliar e analisar a questão da constitucionalidade. Mas assegura que está bastante seguro e tranquilo para fazer o relatório.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui