Você está em: Home / Destaque / Professores em greve fazem passeata até à Câmara para entregar reivindicações

Professores em greve fazem passeata até à Câmara para entregar reivindicações

20 de agosto de 2013

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

Cerca de cem professores da rede estadual de educação, em greve desde a última segunda-feira, 12, percorreram as principais ruas da cidade em passeata e se dirigiram até a Câmara Municipal, onde assistirão a Sessão Ordinária do Parlamento e entregarão cópia da sua pauta de reivindicações aos vereadores.

“Os vereadores tem seus representantes na Assembleia Legislativa e eles podem contribuir com esse debate (greve dos professores), estabelecendo contato com seus parlamentares e cobrando deles a volta dos 35% para a educação, por exemplo”, defendeu a professora Maria Celma, presidente da subsede do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público em Mato Grosso (Sintep/MT).

Ainda de acordo com a representante dos professores, a negociação com o Governo do Estado está paralisada e a categoria não recebeu nenhuma proposta com relação às suas reivindicações. “O Governo diz pela mídia que está negociando conosco, mas isso não é verdade. Não há fatos concretos. O grupo formado pelo próprio para apresentar os números do estado, até agora não começou trabalhar. Nós ainda estamos esperando uma posição do Governo”, adiantou.

As principais reivindicações da categoria está o retorno da aplicação de 35% dos recursos do Estado em Educação, realização de concurso público, posse dos aprovados no último concurso público, cumprimento da hora-atividade, melhoria da infraestrutura das unidades escolares e compromisso de valorização profissional do trabalhador por meio da dobra do poder de compra, com aumento de 10,1% acima da inflação.

Em Rondonópolis das 35 escolas estaduais, 30 aderiram à greve.