Você está em: Home / Destaque / Retrocesso: SEMED implanta sistema multisseries nas escolas do município

Retrocesso: SEMED implanta sistema multisseries nas escolas do município

3 de fevereiro de 2015

Percival_AnaCarlaO Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rondonópolis (Sispmur), recebeu a denuncia de que a secretaria municipal de educação (SEMED), está implantando o sistema multisseries nas escolas municipais. As informações são de que a SEMED está montando turmas de alunos com idades ano escolar diferentes, isso dificultaria o aprendizado.O quadro será dividido ao meio e cada turma terá o conhecimento dividido na lousa ao invés de estarem em salas separadas como prevê as normas da educação na rede básica de ensino.

Com esta medidaa secretaria municipal de educação (SEMED), diminui a qualidade do ensino público em Rondonópolis. O método de ensino que já foi excluído da grade educacional é uma problemática bastante considerável e o trabalho dos professores com as classes multisseriadas necessitam de algumas especificidades. Essas especificidades, assim, se faz necessário ao professor, considerar que não existem classes homogêneas e que o planejamento das atividades deve contemplar todos os estudantes independentes de seu nível de conhecimento.

O sispmur não compactua deste procedimento que a SEMED está implantando no município. “A escola multisseriadas é muito difícil tanto para o professor quanto para o aluno. Imagina o peso que é para a professora ter que atender todas duas séries no mesmo horário, isso a meu ver prejudica o trabalho dela e os alunos não têm a oportunidade de aprender tudo o que eles têm direito. Uma classe já tem sua complexidade quando ela é regular, imagina ela multisseriadas. Além do professor ter que preparar uma atividade para 1ªsérie normal, regular, ele tem que atender a dificuldade daquela criança que às vezes está lá e que não está no ritmo da 1ª série”, disse um sindicalista.

Prejuízos para todos tanto para o professor que tem se esforçar e trabalhar duas vezes a mais e para os alunos que não conseguem acompanhar o ritmo dos demais colegas de sala.