Você está em: Home / Artigos / Esportes e a formação do jovem

Esportes e a formação do jovem

17 de janeiro de 2013

Foto: internet

O esporte é um instrumento de desenvolvimento humano e de inclusão social. Com a realização das Olimpíadas Escolares em Cuiabá, o êxito e aprimoramento dos objetivos do evento foram superados, em comparação aos realizados nos últimos oito anos.

As Olimpíadas Escolares têm uma abrangência nacional e crescido a cada edição, reunindo milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas. Em Cuiabá, estiveram representadas 3.900 cidades de todo o país. É o maior evento estudantil esportivo do Brasil.

Segundo o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), os jogos olímpicos escolares que ocorreram na capital do estado contaram com a participação de 4 mil atletas (de 25 estados) e uma delegação internacional, com jovens atletas do Reino Unido. Foi o evento que obteve o maior número de inscritos, com um aumento de 40% na participação de escolas de todo o país.

Aumentou-se também o número modalidades esportivas disputadas e a capacidade de atendimento de serviços de hospedagem e restaurante.

Desde o momento em que o governador Silval Barbosa assinou o convênio com o Comitê Olímpico Brasileiro para a realização das Olimpíadas Escolares em Cuiabá, a iniciativa representou não somente uma conquista e orgulho mato-grossense – pelo positivo aval nacional das condições da capital para a recepção de um evento desse porte – mas, principalmente, a oportunidade do salto qualitativo e quantitativo do aprimoramento esportivo dos jovens atletas e incentivo aos alunos da rede escolar do estado.

As Olimpíadas Escolares, acima de tudo, disseminam os valores humanos construídos pela motivação das práticas esportivas, com abordagens culturais e educacionais nos estudantes. É um dos programas de políticas públicas da linha humanística que o governador Silval Barbosa determinou a sua equipe, nas ações para o desenvolvimento social. Por isso, além da coordenação da Secretaria de Esportes e Lazer, os Jogos Olímpicos Estudantis envolveram ações de todas as secretarias do governo.

Voluntariamente participando como embaixadores da comitiva olímpica, oito atletas olímpicos medalhistas, em diversas modalidades estiveram em Cuiabá: Sarah Menezes (judô), Alison Cerutti (vôlei de praia), Yane Marques (pentatlo modernos), Adriana Araújo (boxe), Ana Sátila (canoagem slalom), Angélica Kvieczynski (ginástica rítmica), Diogo Silva (taekwondo) e Hugo Hoyama (tênis de mesa). Os atletas transmitiram as experiências para a nova geração do esporte nacional, a qual tem interesse em disputar os Jogos Olímpicos e Pan-americanos.

O evento também beneficiou os técnicos esportivos, professores de Educação Física e profissionais da área esportiva, que tiveram a oportunidade de aprimorarem os conhecimentos técnicos, participando nas palestras, reuniões técnicas e cursos de qualificação. Resultará no impacto positivo na qualidade do desenvolvimento esportivo e educacional em Mato Grosso.

Outra novidade das Olimpíadas Escolares, neste ano, é que os jogos nas modalidades do judô, atletismo e natação foram classificatórios para a disputa nos Jogos Olímpicos a serem realizados na Austrália, em janeiro do próximo ano.

A comitiva dos Jogos Olímpicos trouxe para Cuiabá os observadores internacionais de 15 países , além de uma empresa norte-americana de vídeo, especializada em registro, estudo e análise técnica computadorizada da performance dos atletas.

As ações paralelas aos esportes, com abordagem cultural e educacional tornam as Olimpíadas Escolares um instrumento social importante na formação do jovem, criando o senso de responsabilidade, trabalho em equipe, cooperação e solidariedade, organização e disciplina. Além de complementar a educação pedagógica, a prática de esportes desenvolvida nas escolas estimula a dedicação aos estudos, aos hábitos saudáveis dos valores humanos.

*José Lacerda é Secretário-chefe da Casa Civil do Governo de Mato Grosso.