Você está em: Home / Destaque / Renato Duarte participa de reunião e defende construção de viadutos e redutores de velocidade na BR-163
16 de maio de 2025
O Secretário Geral do SISPMUR (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rondonópolis), Renato Duarte, que também integra a Comissão Pró-travessia Urbana, Ferrovia e Trânsito de Rondonópolis, participou nesta quarta-feira (15), em Cuiabá, de uma importante reunião com a direção da concessionária Nova Rota do Oeste para debater soluções urgentes para o trânsito no perímetro urbano da BR-163/364.
Durante o encontro, Renato defendeu com firmeza a necessidade de construção de seis viadutos ao longo da rodovia, além da implantação de redutores de velocidade físicos em pontos críticos. Segundo ele, milhares de pessoas atravessam diariamente a rodovia — considerada uma das mais movimentadas do país — arriscando a vida, entre elas estudantes e servidores municipais. “Não podemos continuar aceitando esse risco constante. A construção dos viadutos é uma questão de urgência e respeito à vida”, destacou.
A comissão recebeu da Nova Rota do Oeste a confirmação de que, além do viaduto já anunciado para o entroncamento conhecido como “Trevão”, outros cinco viadutos estão previstos para serem construídos nos próximos quatro anos. A informação foi repassada pelo diretor executivo da concessionária, Roberto Madureira.
Os novos viadutos serão localizados em pontos estratégicos:
Além disso, atendendo à solicitação da comissão, Madureira anunciou que redutores de velocidade serão instalados de forma emergencial em três pontos considerados críticos: no acesso à Gleba Rio Vermelho, no Parque Universitário e no Distrito Industrial. Esses locais foram indicados pela própria comissão como áreas de maior risco de acidentes e travessias perigosas.
Participaram da reunião, além de Renato Duarte, os membros da comissão Nelsivon Gomes, Jovem Carlos (o Itiquira) e Cláudio Santos.
Renato Duarte reforçou que a comissão vai acompanhar de perto cada etapa do processo, cobrando prazos e transparência na execução das obras. Ele também ressaltou a importância do envolvimento coletivo para que as propostas avancem. “Esperamos o apoio dos administradores municipais, vereadores, deputados da região e representantes da sociedade civil organizada. O esforço da comissão precisa sair do papel e se transformar em melhorias reais para a população. O trânsito na BR-163 precisa ser mais seguro para todos”, concluiu.
A atuação da Comissão Pró-travessia Urbana, Ferrovia e Trânsito de Rondonópolis tem sido decisiva para tirar do papel reivindicações históricas da população, que há anos sofre com os perigos e transtornos do tráfego intenso na BR-163. A mobilização continua.