Você está em: Home / Destaque / PCCs da administração gera conflitos entres os servidores da pasta

PCCs da administração gera conflitos entres os servidores da pasta

31 de janeiro de 2014

Dentre os três projetos do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), apresentados aos trabalhadores na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, o que gerou maior discussão foi o da administração. Vários pontos da Minuta gerou questionamentos e embate entre os servidores. Um deles é limitação do servidor dentro quadro funcional. O servidor não poderá prestar o concurso público, para um nível de escolaridade e depois migrar para outro. A carreira será especificamente dentro a área. Exemplo, um técnico administrativo com ensino médio, só terá oportunidades de crescimento dentro da mesma função e no mesmo nível, ele não poderá apresentar diploma de curso superior e migrar de função. O profissional deverá se especializar em técnico administrativo de ensino médio. Mas, esse critério vale para todos os outros PCCS, a surpresa para os funcionários da administração, é que, eles não tiveram acesso a minuta durante a elaboração, ao contrário da saúde e da educação, que foram acompanhando desenvolvimento dos projetos.

A falta de conhecimento gerou uma discussão mais “acalorada”. Josemar Ramiro, coordenou as quatro comissões que acompanharam os trabalhos de elaboração do texto base da nova lei que trata dos direitos e deveres dos servidores. Ramiro foi representante do Prefeito no desenvolvimento dos textos, ele,  tentou convencer os servidores presentes, que essa seria a melhor forma de fechar o PCCS. Mas a tentativa não foi convincente .

Ao todo estavam na apresentação mais de 40  servidores, e representantes nomeados pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rondonópolis (Sispmur). Depois de muita discussão a solução foi discutir o projeto por cargos. Os servidores que se interessarem em conhecer o PCCS, que está sendo montado para planejar a vida funcional dele, deve entrar em contato com o Sispmur para saber mais detalhes sobre as novas discussões, mais informações estarão publicadas no site do sindicato WWW.sispmur.org.br , ou ligar no 3421-3326.

O Presidente do Sispmur, Rubens Paulo, não acredita em um impasse entre o Executivo e os servidores. “Os projetos estão na direção que vem de encontro com os servidores. Agora tem alguns pontos que precisam ser esclarecidos, para o trabalhador, pois estamos tratando de algo que vai refletir diretamente na nossa vida funcional do servidor. Portanto ficou acertado que as comissões vão se reunir e rediscutir com cada categoria. Para que todos saibam como vai ficar a situação, pós PCCS. Esse é o papel do sindicato, buscar a melhor solução para todos. Pelo que nos foi apresentado até aqui, não vejo uma finalização ruim. Estamos perto de um acordo, basta o Executivo querer”, finalizou Rubens.