Você está em: Home / Destaque / ARTIGO: Prefeitura segue trocando mão de obra qualificada, por cabide de emprego sem qualquer instrução

ARTIGO: Prefeitura segue trocando mão de obra qualificada, por cabide de emprego sem qualquer instrução

10 de fevereiro de 2023

Era uma vez uma Prefeitura que já esteve entre as mais bem avaliadas do Brasil, no quesito atendimento de qualidade. Passados pouco mais de 10 anos, a sociedade de Rondonópolis vive uma realidade totalmente diferente.

Infelizmente hoje é comum em rodas de conversas pelo município reclamações sobre esse ou aquele setor público municipal.

O referente das inúmeras desaprovações é a falta de suporte no setor público, como também a carência de conhecimento técnico de parte da mão de obra contratada da administração pública municipal.

A explicação é bem simples!!! Hoje em Rondonópolis existem menos de 1.800 servidores concursados, em atividade no serviço municipal. Em contrapartida o número de contratados e comissionados já passa dos 6.000.

É importante salientar que 93% dos servidores de carreira possuem curso superior. Boa parte desse quantitativo cursaram ou estão cursando pós-graduação.

Enquanto isso, menos da metade dos comissionados ou contratados possuem diploma de curso superior.

Esse retrocesso é o RG da interferência direta do atual gestor do município, que troca o concurso público, caminho moral para seleção de mão de obra preparada, por contratações precárias de indivíduos com ligações políticas de lideranças da base do governo.

Nesta semana tivermos um exemplo claro, que o executivo está mais preocupado em reforçar sua base eleitoral do que fornecer serviço célere e de qualidade para o rondonopolitano.

Vamos ao relato: Um trabalhador de carreira ocupava cargo comissionado que exigia um conjunto de qualificações para tal função. Esse servidor perdeu a comissão para uma outra pessoa, sem qualquer identificação com aquele setor e pior ainda sem qualificação devida para o cargo.

O resultado é a morosidade do serviço. Para preservar a identidade do trabalhador não vou apontar qual Secretaria cometeu essa trapalhada, mas é possível afirmar que o serviço nessa pasta vai travar em questão de meses, ou talvez dias se a peripécia não for revista.

Nosso prefeito precisa descer do palanque e enxergar que o servidor público de carreira é a engrenagem mestre de todo e qualquer trabalho público. O cidadão quando assume um cargo público, por meio de concurso, torna-se responsável por todo e qualquer ato cometido em sua jornada de trabalho.

Senhor José Carlos do Pátio, procure exercer o respeito com nossa categoria. Aproveite o resto de mandato para corrigir parte dos equívocos. Ainda há tempo hábil para encerrar sua gestão com algum saldo positivo perante o funcionário público municipal de carreira.

Converse com os servidores! Faça concurso público amplo! Contribua com a sociedade!

Geane Lina Teles é sindicalista e servidora pública de carreira.