Você está em: Home / Destaque / Comunicado para os profissionais da educação, referente aos precatórios do FUNDEF

Comunicado para os profissionais da educação, referente aos precatórios do FUNDEF

29 de setembro de 2022

COMUNICADO AOS PROFISSIONAIS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

A Direção do SISPMUR vem a público comunicar, que entrou em contato com o FNDE, com o objetivo de buscar informações acerca dos Precatórios do FUNDEF (1997-2006) e FUNDEB (2007-2020), e se o Município de Rondonópolis teria direito a receber esses recursos.

Considerando a promulgação da Lei Federal nº 14.325 de 12 de abril de 2022, que trata do repasse da diferença do valor aluno dos recursos do Fundef e Fundeb repassados a menor para os Municípios e Estados nos períodos de 1997 a 2020. A Lei estabeleceu que esses recursos serão pagos através de precatórios em três parcelas, sendo 2022, 2023 e 2024 para Estados e Municípios que foram prejudicados com os repasses. Com isso, criou-se uma expectativa que esses recursos seriam estendidos a todos os Estados e Municípios que até então, não haviam entrado na justiça. Muitas informações a cerca desses direitos foram propagadas em redes sociais, dando a entender que os professores de todos os Estados e Municípios brasileiros que atuaram nesses períodos teriam algum dinheiro a receber.

Considerando que o Estado de Mato Grosso não tem nenhuma ação tramitando  na Justiça contra o Governo Federal acerca desses recursos da educação, a Direção do SISPMUR buscou informações junto ao órgão responsável pelos repasses do Fundo/FUNDEB na pessoa do senhor Antônio Correia Neto, para saber qual a situação do município de Rondonópolis em relação a esses precatórios, ao qual foi informado que para Rondonópolis não há possibilidade de recebimento desses precatórios, uma vez que no período de vigência do Fundo, Mato Grosso possuía a média do custo aluno superior à média Nacional, e assim não foi prejudicado na divisão dos valores que originaram as ações de outros Estados. Dessa forma não há nenhum recurso a ser repassado para a Rede Municipal de Educação de Rondonópolis referente aos períodos de 1997-2006 FUNDEF, e 2007-2020 FUNDEB.

A Direção do SISPMUR preza pela seriedade e responsabilidade em suas informações, por este motivo vem fazer esses esclarecimentos para não criar expectativas nos profissionais que atuaram e/ou atuam na Rede Municipal de Educação.

Continuamos na luta e vigilantes a qualquer modificação ou informação a respeito do assunto.

                                             GEANE LINA TELES

SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICIPAIS DE RONDONÓPOLIS – MT.