Você está em: Home / Destaque / NOTA DE REPÚDIO

NOTA DE REPÚDIO

28 de dezembro de 2023

O SISPMUR – SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE RONDONÓPOLIS entendendo seu papel social como instituição da união entre os servidores públicos municipais, instituição de utilidade pública, portanto, torna pública sua NOTA DE REPÚDIO contra os fatos ocorridos no último dia 27/12/23 contra as pessoas em situação de rua de nossa cidade, fator de violência e barbárie.

Tememos que a noção de sujeito esteja se perdendo para a cultura imposta pela modernidade aos que não se adequam à categoria estabelecida, vigorando o mandonismo, o silenciamento, a exclusão e a invisibilização do povo.

Rechaçamos a normalização da aporofobia, conceito filosófico que designa medo, rejeição, hostilidade e aversão às pessoas pobres e à pobreza.

Alertamos para campanhas obscuras, voltadas a evitar que a população de rua se aproxime ou busque abrigo, tais mecanismos só agravam a rejeição, discriminação e, muitas vezes, resultam em violência. Atualmente ser pobre é mais do que uma categoria econômica no Brasil, o pobre é inadmissível.

Assim, é necessário lembrar que muitas atrocidades já foram e são realizadas por pessoas que se consideram sujeitos de bem e civilizados, mas que matam, ferem e torturam em nome de uma determinada concepção de moral, falsa segurança e civilidade, a história está aí para não nos deixar esquecer.

Acreditamos que a fraternidade ainda é o contraponto ao processo de divisão, ódio, guerras e indiferença que tem marcado a sociedade brasileira e o mundo. Seja no caminho religioso, cultural ou sociológico, é um convite de conversão à amizade social e ao reconhecimento de esperança em um mundo melhor e realmente mais humano.

Que sejamos mais fraternos a partir da justiça e do amor!

GEANE LINA TELES Presidente do SISPMUR

OLÍVIA OLIVEIRA MUNIZ Diretora Jurídica Suplente