Você está em: Home / Destaque / Nova presidente do SISPMUR tenta viabilizar processo eleitoral dos diretores

Nova presidente do SISPMUR tenta viabilizar processo eleitoral dos diretores

30 de dezembro de 2016

geane

Os diretores eleitos no processo eleitoral que foi realizado no dia 09 deste mês reagiram contra a ação popular contra  ato lesivo a moralidade administrativa, com declaração de inconstitucionalidade e pedido de tutela com urgência, que foi encaminhada à 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Rondonópolis, pedindo a suspensão das eleições diretas que escolheram os diretores das escolas municipais realizadas no dia 9 de dezembro.

Na ação, movida pelo advogado Rafael Santos de Oliveira, a alegação é de suspeita que vícios afrontaram a lisura das eleições, bem como teria ocorrido relatos de ausência de publicidade e cogitação de favorecimento a servidores ocupantes de cargos comissionados na Secretaria Municipal de Educação (Semed). Conforme a ação, dois servidores que participaram da Comissão de Elaboração do Edital tiveram suas candidaturas deferidas e concorreram no pleito.

Da forma que a ação foi montada o judiciário poderá anular todo processo eleitoral. Fato que deixou os novos diretores preocupados.

A nova presidente do Sindicato dos servidores Públicos Municipais  de Rondonópolis (SISPMUR), Geane Lina Teles, sentou com o responsável pelo processo transitório da administração Zé Carlos do Pátio, e a educadora Carmem que é servidora de carreira e está respondendo pela SEMED neste período transitório e Paulo José que foi nomeado chefe da transição.

Geane expos o problema à equipe do novo prefeito e esclareceu os pontos que podem ser alterados através de decretos do novo prefeito. A equipe compreendeu e se comprometeu em sentar com o novo prefeito e juntos construir uma solução imediata para resolver este impasse. Ficou marcado uma nova reunião com o prefeito já empossado na próxima segunda-feira. Portanto os novos diretores devem aguardar até a data da posse dos mesmos que tudo deverá ser esclarecido. A equipe do prefeito Zé Carlos, assegurou que jamais o prefeito será contra a gestão democrática.

Ao todo, entre diretores que estavam em atividade, coordenadores e professores, 73 candidatos se inscreveram para participar das eleições. Todos os candidatos passaram por capacitação oferecida pela Semed antes do processo eleitoral.
Os escolhidos foram eleitos por meio de voto da comunidade escolar, onde os servidores e educadores da unidade, pais de alunos e alunos com mais de 12 anos puderam votar e eleger seu representante, conforme prevê a Lei Complementar nº. 128, de 6 de julho de 2012, que prevê a Gestão Democrática do Ensino Público Municipal.