Você está em: Home / Destaque / Prefeitura implanta sistema de desvalorização dos servidores, e atrasa pagamentos mais uma vez

Prefeitura implanta sistema de desvalorização dos servidores, e atrasa pagamentos mais uma vez

2 de dezembro de 2013

Este já é o terceiro mês consecutivo que o executivo municipal atrasa o pagamento dos servidores do município de Rondonópolis. Nos meses anteriores a explicação era de que devido a troca do sistema, existiam problemas no software, sistema utilizado para processar e fechar a folha salarial dos servidores.
Desta vez o secretário de Finanças do Município, Jamílio Adozino de Souza, foi claro em dizer que não há dinheiro para fechar a folha dos servidores. A expectativa é que entre recursos de alguns repasses até a quarta-feira (04/12), caso o dinheiro chegue na data prevista os pagamentos deverão ser liberados na sexta-feira (06/12).

Muitos gastos

O Secretário ainda informou que a prefeitura terá dificuldades para pagar a folha de dezembro e o 13º salário dos servidores, mas vem fazendo contenções de gastos para quitar tudo ainda este ano e não deixar pendências para o ano que vem.
Para o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rondonópolis, Rubens Paulo, este atraso é uma política de desvalorização aos servidores. “Antes era o novo Sistema de software, que não estava adequado (sistema utilizado para processar fechar a folha salarial dos servidores), agora foram claros, é falta de dinheiro. Isso caracteriza falta de comprometimento para com os servidores. O Sistema chama desvalorização dos Servidores, este é o nome dos problemas, em relação aos servidores”, disse Rubens Paulo.

As gestões anteriores não atrasavam os pagamentos dos servidores. Há vários anos, os servidores municipais recebiam dentro do mesmo mês, o pagamento referente ao mês de outubro, foi pago somente no último dia 7 de novembro.
Na iniciativa privada a data base de pagar os trabalhadores é o 5º dia útil, de cada mês. No serviço público esta data é o 1º dial útil, portanto os servidores deveriam ter recebidos os salários nesta segunda-feira (02/12). Mas desde que, o Prefeito Percival Muniz, assumiu o servidores tem ficado em segundo plano.

Nos corredores do Palácio da Cidadania as informações são de que a máquina pública está inchada. Houve muitas contratações para agregar os “parceiros de campanha”, e o executivo está cumprindo alguns compromissos de campanha. O recurso que tem entrado nos cofres da prefeitura, não tem suportado estes gastos, disse um funcionário do Paço Municipal, este seria o principal motivo pelo atraso na folha dos servidores.