Você está em: Home / Destaque / Prevenção: Outubro Rosa

Prevenção: Outubro Rosa

8 de outubro de 2015

1-937x460_283XA rede de saúde pública em Rondonópolis também aderiu a Campanha Outubro Rosa. O programa é nacional e visa atender o público feminino, desenvolvendo exames de prevenção do câncer de mama e câncer de colo uterino. A prevenção é o caminho mais fácil e de menor custeio para o sistema.Durante todo o mês de outubro será realizado exame papanicolau e de mamografias.

Detecção Precoce

Quando o câncer de mama e diagnosticado e tratado precocemente, as chances de sobrevivência são maiores. As mulheres podem ter participação ativa na detecção precoce do câncer de mama ao realizarem avaliações regulares com mamografias, exames clínicos da mama ou, até mesmo, o auto-exame da mama.

A mamografia, um tipo especial de radiografia, é a melhor ferramenta disponível para detectar precocemente o câncer de mama, antes mesmo do surgimento de sintomas, e é usada como método de screening. O Instituto Nacional do Câncer (do Brasil e dos Estados Unidos) recomenda que mulheres acima dos quarenta anos realizem mamografias regularmente a cada 1 ou 2 anos.

As mulheres devem conversar com seu médico sobre os fatores de risco para o câncer de mama. Mulheres de qualquer idade, que tenham risco aumentado para esta doença, devem perguntar ao seu médico quando começar e com que regularidade devem realizar mamografias.

Algumas mulheres realizam auto-exame da mama mensalmente para checar qualquer alteração em suas mamas. Quando se faz o auto-exame, é importante lembrar que as mamas de cada mulher são diferentes e que as alterações podem ocorrer devido à idade, ao ciclo menstrual, gravidez, menopausa, ou com a utilização de pílulas anticoncepcionais ou outros hormônios. Normalmente as mamas são um pouco granulosas e desiguais. É também comum que as mamas das mulheres estejam ingurgitadas e sensíveis um pouco antes ou durante o período menstrual. Deve-se lembrar que um auto-exame mensal não substitui a mamografia de triagem regular ou os exames clínicos da mama realizados por um profissional da saúde em mulheres acima de quarenta anos.