Você está em: Home / Destaque / SEMED dispara processo eleitoral para diretor escolar

SEMED dispara processo eleitoral para diretor escolar

19 de outubro de 2016

Reunião dos diretores com os vereadores na ordem dia desta terça-feira (18)

Reunião dos diretores com os vereadores na ordem dia desta terça-feira (18)

Diretores das escolas da rede municipal e representantes da Associação dos Diretores das Escolas Municipais de Rondonópolis (Adesmur) durante a ordem do dia que foi realizada ontem (terça-feira 18) pediram para os vereadores fazerem uma emenda ou (lei) que prorrogasse o mandato dos atuais por mais um ano de gestão.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rondonópolis ( SISPMUR), se posicionou na defesa da maioria dos servidores da rede educacional que pediam o cumprimento da Lei Complementar  Nº 128 de julho de 2012,que assegura em seu Artigo 34 “ O mandato de diretor  das unidades educacionais será de 02 (dois) anos, podendo ser reconduzido ao cargo por apenas mais uma eleição consecutiva”.

Um pequeno grupo de diretores que estavam presentes a reunião reagiram contrário ao posicionamento do sindicato.  Os atuais gestores cobravam a prorrogação por mais um ano e ainda pleiteavam reeleição sem limitações, resumindo diretor poderia ser reeleito por inúmeras vezes consecutivas, o que contrária o Artigo da lei complementar citada acima.

Diretoria do SISPMUR reunião com secretária Ana Carla

Diretoria do SISPMUR reunião com secretária Ana Carla

Mas a diretoria do SISPMUR mostrou que não há interesse em contrariar a maioria esmagadora que cobra o cumprimento da lei.  Os sindicalista sentaram com a secretária Ana Carla, que pediu um parecer da procuradoria Jurídica do Município. Na trade desta quarta-feira (19) o vereador Ibrhaim Zaher informou a assessora jurídica do sindicato, Geane Lina Teles que o parecer da procuradoria é que seja cumprida a lei 128, com exceção ao  Artigo 1º que foi revogado, os demais não foram citados continuam valendo e respaldado pela  Constituição Municipal (Lei Orgânica do Munícipio).

Geane se reuniu com o grupo de servidores que estavam presentes a sessão ordinária da Câmara nesta tarde e comunicou a todos que o vereador Ibrahim Zaher, havia informado que a secretária Ana Carla, iria seguir o parecer  da procuradoria. E que as eleições para diretores será realizada ainda este ano respeitando o Art.34 da Lei 128.

Geane com servidores na Câmara

Geane com servidores na Câmara

Ao final Geane esclareceu à todos que o sindicato está para defender a maioria dos servidores sindicalizados. E a grande maioria deseja que o processo para escolha de diretores escolares seja realizado este ano.  Geane alertou a todos que a prorrogação por mais um ano não tem garantia jurídicas e isso poderia causar transtornos aos próprios diretores. “ Nesse momento estamos defendendo o posicionamento da coletividade e a Lei Complementar deverá ser cumprida na integralidade, e que vença o melhor”, disse. Ao final Geane foi aplaudida por um grande numero de servidores que estavam presentes.

O processo eleitoral já foi disparado e segue abaixo o oficio que a secretária de educação encaminhou para o sindicato.

oficio-semed-sobre-eleitoral