Você está em: Home / Destaque / Motoristas da saúde cobram enquadramento no PCCS

Motoristas da saúde cobram enquadramento no PCCS

8 de abril de 2014

foto_003

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rondonópolis (Sispmur),recebeu na tarde desta terça-feira(08), os profissionais que prestam  serviços na secretaria municipal de saúde de Rondonópolis. Ao todo são 24 motoristas. Eles pedem o enquadramento da categoria dentro do novo Plano de Cargos Carreiras e Salários (PPCS). O PCCS foi criado para fazer a correção das desigualdades de todas as categorias. Mas de acordo, com novo plano os motoristas da saúde não serão contemplados. A categoria está enquadrada na carreira instrumental, como Agentes de Manutenção e Serviços. Os profissionais não concordam com a minuta, uma vez que eles trabalham diretamente com vidas, que na maioria das vezes estão em situações complicadas devido ao tempo resposta. Resumindo o motorista não tem horário e nem uma jornada de trabalho planejada, depende da necessidade da secretaria em dar  suporte aos pacientes do município.

A categoria pede o enquadramento como condutores de transporte de emergência, no cargo de técnico em saúde. As atividades desempenhadas por estes profissionais necessita, de qualificação especifica, conforme resolução Nº 168/2004, do  Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que exige  avaliação psicológica, exame de aptidão física, conhecimentos sobre a integralidade do conteúdo programático, desenvolvido em curso de formação de condutor de veículos de emergência.

Os profissionais solicitam também a revisão do adicional de insalubridade de 20% para 40%, considerando os riscos que a categoria esta exposta. Eles transportam produtos químicos, medicações, sangue, vacinas, partes de animais e pacientes com  doenças infectocontagiosas.

O sindicato ouviu todas as argumentações dos motoristas e registrou em ATA, para fazer os encaminhamentos da categoria junto ao Executivo. O presidente Rubens Paulo, ressaltou as dificuldades  na condução e construção das minutas e planilhas dos PCCS. Mas Rubens, assegura que o sindicato está buscando uma forma para atender os servidores de uma forma geral e os motorista da saúde não serão diferenciados.