Você está em: Home / Destaque / Histórico de um Sispmur vencedor

Histórico de um Sispmur vencedor

15 de agosto de 2015

REUBERO Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rondonópolis (Sispmur) é uma das instituições mais importantes de Rondonópolis, sendo um órgão de apoio irrestrito aos servidores do município, onde este defende, orienta, permeia, corre atrás daquilo que é pertinente aos servidores da Prefeitura.
Dentro deste contexto, como qualquer organização sindical, autarquias, instituição, etc., o Sispmur apresentou vários problemas no que diz respeito à sua gestão, onde pessoas sem caráter nem escrúpulos usaram do sindicato para se beneficiarem através de desvio de divisas e de recursos que eram para o benemérito dos servidores.
Em certo período, o Sispmur estava literalmente jogado ao chão, funcionando em um lugar totalmente sem condições, num abandono total, e isto eu pude verificar, não foi nem um e nem dois que me contaram.
Eis que no ano de 2008, uma luz voltou a brilhar e bem forte a favor dos servidores, quando um grupo de pessoas resolveu acabar com o velho jeito de fazer gestão sindical e simplesmente revolucionou o nosso sindicato, transformando-o num orgulho para os servidores. Sobre a batuta de Rubens Paulo e de vários outros importantes servidores, do qual eu também fazia parte, começamos a mudar o nosso Sispmur.
Inicialmente, começou um processo de pagamento de dívidas, haja vista que as gestões anteriores deixaram o sindicato num grande “buraco”, com dívidas volumosas, algumas quase impagáveis, mas que foram sendo negociadas pela nova gestão. Vários acordos foram assinados e as dívidas foram pouco a pouco dirimidas, para o bem do Sispmur.

A sede antes e depois de 2008, ano em Rubens Paulo, assumiu a presidência do SISPMUR

A sede antes e depois de 2008, ano em Rubens Paulo, assumiu a presidência do SISPMUR

 

Na segunda parte, o sindicato precisava de uma sede digna onde os servidores que contribuíam mensalmente fossem bem tratados e atendidos. Com isto, foi firmado um comodato entre o governo do Estado e o Sispmur, onde pudéssemos durante trinta anos usufruir de um espaço. Sendo assim, foi construída nesse local, com recursos próprios, uma sede moderna, espaçosa, confortável, que virou orgulho dos servidores. Logo em seguida, o sindicato adquiriu também com recursos próprios um carro zero para uso exclusivo do Sispmur.
Nos primeiros anos, o Rubens, o Gláuber e toda a nossa diretoria fez um choque de gestão, retirando o Sispmur do lugar onde se encontrava, literalmente na lama, endividado, quebrado, erguendo-o, dinamizando-o, atraindo novos servidores.

Novas piscinas para oferecer mais conforto aos servidores

Novas piscinas para oferecer mais conforto aos servidores

No segundo mandato de 2011 a 2013, o Sispmur continuava sua renovação, com uma gestão baseada na solidez financeira, com um projeto de reestruturação de seu clube social, e isto fora feito. O clube foi remodelado, com novas piscinas, gramado, e outras benfeitorias aos servidores.

Clube Gramado e todo reformulado

Clube Gramado e todo reformulado

O Sispmur tornava a menina dos olhos dos trabalhadores do povo, lógico que ainda havia problemas a serem resolvidos, os quais fazem parte de qualquer instituição política ou apolítica. É bom destacar que em 2013, quadruplicou o número de filiados que existiam em 2008.
No ano de 2014, com a entrada do atual prefeito, vários companheiros de luta conseguiram por merecimento ou por “apadrinhamento” um cargo na atual gestão, e simplesmente deixaram de lutar, deixaram de lado as causas do servidor. O Rubens foi colocado de novo na presidência do Sispmur numa eleição onde teve chapa única. Porém, ele foi aceito pela maioria dos servidores.Rubens recebeu mais de 85% dos votos válidos.
O Sispmur sempre prezou pela transparência, principalmente quando o negócio é prestação de contas. Tudo o que foi adquirido pelo sindicato, a partir de 2008, está à vontade do servidor para fiscalizar, pois os balancetes mensais estão disponíveis. Muitas vezes, os conselhos fiscais eleitos não realizaram a devida análise dos balancetes e movimentos, porém os mesmos então lá no sindicato e com o contador para serem checados. A diretoria financeira do sindicato sempre agiu com total lisura e transparência nesta questão.

Carro novo para uso exclusivo do SISPMUR

Carro novo para uso exclusivo do SISPMUR

Sempre foi uma preocupação de nós do Sispmur esta transparência, ainda mais que foram muitos recursos empregados na sede, no clube, no carro, nas greves e movimentos feitos, enfim, foram devidamente investidos e bem o dinheiro dos servidores, coisa que não se faziam antes de 2008.
Não se fazia e o pior, ninguém reclamava de nada, pois grande era a conivência das coisas erradas que eram realizadas dentro do sindicato, entre os gestores e membros dos conselhos fiscais.
O que me estranha mais ainda, é que agora, depois de tudo isto feito, realizado, me aparecem pessoas para tentar denegrir a imagem da diretoria, em nome do seu presidente. Pessoas inescrupulosas, covardes, que vão à mídia para levantar falso testemunho, difamar pessoas do bem, honestas, que só fizeram o bem para o sindicato. Por quê?? Fica a minha pergunta.
O Sispmur ainda tem muitos problemas a serem resolvidos, oriundos dos escândalos e desvios de recursos anteriores a 2008, com resquícios de dívidas que não tiveram como ser pagas, pois estava na esfera jurídica. Porém, a ideia é resolver isto da melhor maneira possível, pois pessoas estão lá para tal, homens e mulheres competentes que vão pouco a pouco construindo ainda mais a casa dos servidores que é o Sispmur.
Finalizo esse texto deixando um recado para os difamadores: “Por favor, se não querem ajudar a construir um sindicato melhor, não colabore com a destruição, com a falta de zelo, fazendo, promovendo difamações e calúnias contra pessoas do bem, que estão lá no Sispmur para muda-lo, transformá-lo, ainda mais de maneira covarde, anônima, através de boatos e fuxicos”.

(*) Reuber Teles Medeiros é servidor público em Rondonópolis